Monografia

 

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.   Leonardo da Vinci

 

A proposta inicial deste trabalho era especificamente descrever e ressaltar a xilogravura enquanto arte que compõe o ex-libris. A intenção inicial, no entanto, foi alterada, pois a possibilidade de ensinar a xilogravura por meio do ex-libris fez com que as formas de aprendizagem se ampliassem dentro do universo artístico que a xilogravura está envolvida, desde a invenção da imprensa até os tempos atuais.

Para se entender o contexto, do que seja xilogravura ou mesmo o ex-libris, optei por descrever cada um deles, e, em seguida demonstrar como o ensino da xilogravura pode ser desenvolvido, ou seja, por meio do conhecimento, apresentação e exploração dos ex-libris. Conhecendo assim suas peculiaridades, características, classificações e os artistas conhecidos, outros nem tanto, envolvidos na criação de ex-libris.

Portanto, esse trabalho propõe apresentar a xilogravura como técnica de produção de ex-libris, assim como, apresentar essa arte desde seu surgimento, além dos trabalhos de alguns artistas visuais e ex-libristas. Com esta pesquisa eu pretendo divulgar essa arte que nem todos tem conhecimento, tanto os amantes dos livros, quanto os apreciadores das artes de modo geral.

O ex-libris é encontrado principalmente em livros publicados em séculos passados e em obras com características de raridade, antiguidade e preciosidade.

O interesse pela pesquisa sobre o ex-libris surgiu partir do momento em que tive a oportunidade de trabalhar com obras literárias e gerais, raras, antigas e preciosas em um acervo de coleções especiais de uma biblioteca universitária.

No processo de seleção das obras e organização do acervo, fiquei fascinada com a arte que existia no processo gráfico das obras publicadas em séculos passados, principalmente das obras raras. Assim, por meio de investigação científica sobre o assunto, percebi o cuidado que envolvia cada etapa do trabalho da imprensa a partir de sua invenção. Cada composição nova de um livro se tornava uma obra de arte, onde os tipos móveis usados na imprensa eram verdadeiros artefatos de arte. Arte essa que não se faz presente na imprensa da atualidade.

A existência do ex-líbris em qualquer obra, independente da data, faz com que esse seja ainda mais valorizado e cobiçado por colecionadores.

Diante disso, conhecer sobre a arte da xilogravura, sua origem e como técnica de criação do ex-libris é algo que proporciona aos bibliófilos mais um motivo de admiração pelos livros, sobretudo em relação aos raros e belos. Além disso, é uma experiência que pode ser levada para o ensino de Artes Visuais.

Para a realização deste trabalho optei por realizar uma pesquisa bibliográfica com característica exploratória, pois proporciona maior familiaridade com o assunto da pesquisa, facilitando a busca nas fontes a serem pesquisadas.

Referências de autores como Plínio Martins Filho, Manuel Esteves, Francisco Esteves Botey, Alberto da Costa e Silva e Anselmo Maciel se destacam por suas obras que tratam sobre ex-libris. Assim como Antônio Joaquim Severino norteou a forma de pesquisa.

O primeiro capítulo apresenta a xilogravura como uma técnica de reprodução de imagens, muito utilizada nas Artes Visuais e nas Artes Gráficas especificamente, além de se constituir na principal técnica de criação do ex-libris.

O segundo capítulo aborda o conceito e breve história do ex-libris, apresentando também alguns autores de ex-libris no Brasil.

O terceiro capítulo busca aproximar o ex-libris ao universo da arte e da xilogravura ao mostrar imagens de ex-libris de artistas como Albrecht Dürer, Pablo Picasso e Toulouse-Lautrec, pouco divulgadas na história da arte.

Ao longo dos capítulos, o que será apresentado proporcionará um entendimento e conhecimento sobre a xilogravura, o ex-libris, os artistas (ex-libristas), e, como essa arte que envolve o ex-líbris pode ser pensada como proposta para o ensino de Artes Visuais.

 

Monografia Artes Visuais.pdf (1,9 MB)