Espólio Bibliográfico

Dificilmente alguém pode fazer uma pesquisa de peso sobre qualquer área do conhecimento sem antes fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o tema a ser investigado.

Há diferentes tipos de pesquisa, pode-se apenas citar fatos sem aprofundá-los, ou mesmo desconsiderá-los se os mesmos não são relevantes para o estudo.

A pesquisa exaustiva tenta conseguir o máximo de informações possíveis em todos os suportes nas diferentes fontes de informação, para que o tema em estudo não fique incompleto, por isso, é importante delimitar o assunto para que ao final do estudo não fique incompleto. Sobretudo devido à evolução científica e todos os estudos publicados sobre o tema.

Diante disso, esse documento caracteriza-se por ser um estudo bibliográfico com abrangência suficiente para constituir um referencial de uma determinada área do conhecimento.

Nesse caso, tem-se a Psicologia como área do conhecimento principal, e o tema superdotação como secundário. E busca-se através de uma pesquisa colher informações das publicações sobre o assunto e relacionadas a ele no século XX, no Brasil, desde 1924 a 2000.

Para tornar a idéia ainda mais clara, é importante relacionar ao tema superdotação; itens como altas habilidades, talento, bem dotados, criatividade, inteligência, capacidade, entre outros, para facilitar o entendimento e a busca.

Baseado nisso, e tendo em vista um aumento progressivo da literatura sobre o assunto ao longo do século XX, é que em seus capítulos serão apresentados vários documentos publicados sobre o assunto.

É um estudo bibliográfico seletivo, anotando documentos básicos e sobre os principais autores da área no Brasil. Muitos são os autores que se dedicam ou dedicavam ao tema, mas nem todos são conhecidos, por isso, se faz necessário essa pesquisa, para que entre outras coisas valorizar o trabalho iniciado em velhos tempos.

Para especificar esse espólio bibliográfico, é importante ter conhecimento sobre livros, periódicos, teses, dissertações, folhetos, fitas de vídeo, centros de atendimento, sites da internet, cursos de pós-graduação entre outros, para se poder compreender a importância peculiar de cada suporte e do tema em questão.

Há inclusão de documentos apenas em língua portuguesa, pois o estudo é baseado em obras publicadas no Brasil.

A Psicologia, como se pode perceber, está em permanente movimento, isto é, novas abordagens vão se construindo, gerando uma permanente transformação teórica, o que exemplifica bem é a nomenclatura antes utilizada e hoje adotada.

Embora seja quase impossível deter toda informação “nova”, sobre o tema, em curto prazo, esse trabalho possibilitará a todos, o acesso a diferentes fontes de informação e promoverá a ampliação e aprofundamento na área de estudo, através do acesso físico ou remoto.

A pesquisa de campo e a produção científica sobre a superdotação da criança brasileira têm sido desenvolvidas com maior intensidade nas últimas décadas, pelos diferentes cientistas e profissionais da área.

Nesse estudo, a atenção dedicada às crianças com essas características possibilita uma real conscientização do potencial desses pequenos, nas diferentes áreas do conhecimento humano.

 
A seguir está o resultado final do Espólio Bibliográfio na forma como foi apresentado.

Espólio - Parte 1.pdf (129,8 kB)

Espólio - Parte 2.pdf (341,1 kB)