Educação Especial

Curso de Especialização em Educação Especial para Talentosos e Bem Dotados.

É um curso fascinante! O conhecimento acerca dos portadores de altas habilidades, superdotados e talentosos é algo que tem muito a ser discutido, informado e disseminado, para que todos os envolvidos sejam capazes de lidar adequadamente com essa realidade.

A educação especial no Brasil é uma realidade presente, voltada principalmente para o atendimento aos deficientes (físicos e mentais). No entanto, há que se preocupar também com os “eficientes” ou seja, os portadores de altas habilidades, superdotados e talentosos.

Na educação especial, o atendimento aos portadores de altas habilidades, superdotados e talentosos, pauta-se no respeito à dignidade do ser humano e seu direito ao pleno desenvolvimento.

O atendimento educacional aos portadores de altas habilidades, superdotados e talentosos, deve despertar nos professores, autoridades educacionais entre outros a necessidade de propiciar melhores condições de estudo para que esses possam se desenvolver com qualidade.

Para que haja um atendimento adequado, é necessário que as escolas sofram transformações de forma que atendam às necessidades desses alunos.

O desafio para a educação inclusiva envolvendo o atendimento aos portadores de altas habilidades, superdotados e talentosos, está em conscientizar em âmbito nacional a todos os envolvidos: pais, família, professores, escolas, sociedade em geral, a real necessidade de implementar, trabalhar e ampliar qualitativamente e quantitativamente o atendimento aos portadores de altas habilidades, superdotados e talentosos.